Foto 01/365


  A partir da meia-noite de hoje quem pretende embarcar, ou desembarcar, nos aeroportos de Congonhas (SP), Cumbica (SP), Viracopos (Campinas), e Galeão (RJ) – além de outros 8 terminais brasileiros – terá a sua viagem, ou retorno para casa, um tanto tumultuados. Isso porque promete o Sindicato Nacional dos Aeroportuários promover uma paralisação dos servidores da Infraero a partir do dia 30.

Aberta a Temporada de Navios: emprego a vista!

Conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão!

A música cantarolada pelo grupo “Paralamas do Sucesso” nunca fez tanto sentido para tanta gente. Acredita-se que somente em 2008, sejam de 3 á 4 mil brasileiros os contratados pelas bandeiras internacionais que aportarão nesta temporada de cruzeiros.

Porém, toda boa notícia tem um “porém”: o confinamento em grupo é um dos principais motivos atribuídos ao fato de que a cada cinco pessoas contratadas no mundo, uma não termina o contrato, uma não retorna para o segundo contrato, e uma irá realizar no máximo 3 contratos de 6 ou 9 meses.

Pois então, a temporada de caça à mão-de-obra está aberta, o que pode significar no mínimo seis meses recebendo em dólares – sem falar nas gorjetas – sem ter onde gastar. Se isso soa tentador para você, saiba que as companhias dão preferência aos que cursaram algum curso voltado para o Turismo, mas isso não é, exatamente, uma regra. Existem vagas para cozinheiros, recepcionistas, faxineiros, músicos, fotógrafos, enfim, para todos os cargos necessários em um hotel de luxo flutuante.

Algumas dicas para você:

  • Inglês: a fluência no idioma é exigência em 90% dos navios. Os idiomas orientais também estão em alta tanto para atender nos receptivos brasileiros, quanto em navios de bandeira Royal Caribbean, Carnival Cruise Line, Holland América, e NCL, que nos próximos três anos pretendem incursionar em novos mares.
  • Currículo: cuidado com falsos representantes tentando vender seus livros preparatórios. Confie no velho método de encaminhar seu currículo direto para o escritório da companhia. A maioria deles está sediado em São Paulo e Santos. Não se esqueça de escolher com cuidado o seu objetivo, os currículos para “qualquer função que a empresa escolher”, são os primeiríssimos a serem descartados.
  • Q.I.: o sistema mais eficiente para alcançar uma vaga é o famoso “Quem Indicou”, então aumente sua rede de relacionamentos, os contatos são importantes!

Então, boa sorte! As vagas para “viajar o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão” existem, e daqui por diante estarão lá, dando sopa para quem chegar primeiro!

referência: viagens de navio

Quando viajar: na Baixa ou Altíssima Temporada?


Viajar sempre é bom. Mas, hoje em dia, com a quantidade de informações disponíveis, vale a pena observar quais são as melhores épocas para realizar o sonho da viagem perfeita. Para que isso ocorra, fique de olho nas chamadas “Temporadas”, elas são indicativos de quando eleger a badalada cidade litorânea, ou o charmoso recanto nas montanhas.

Vamos para as dicas práticas:

  • Baixíssima Temporada: imagine você e os nativos, ou melhor, você e mais ninguém em pleno inverno de 6 graus, “curtindo” uma praia de calça jeans e blusa de lã. Em compensação, a praia será só sua, e o preço baratinho.
  • Baixa Temporada: para quem gosta de ter sossego e tranqüilidade, as baixas temporadas são excelentes. Nada de filas, nem muita gente, mas, em compensação, algumas cidades preparam festivais fora de época para atrair mais visitantes, e salvar as suas peles. Preços baratos para conhecer, por exemplo, Campos do Jordão em pleno Verão! E olha que até rimou.
  • Alta Temporada: a cidade está repleta do que melhor pode oferecer. Imagine que uma boa quantidade de gente teve a mesma idéia que você, e foi curtir de pertinho o Reveillon na Praia de Copacabana! Prepare-se para pagar o preço da badalação, mas de alegria garantida: shows na orla da praia nordestina, festivais de inverno no sul do país, mergulho nas piscinas de um Resort, o mundo é seu!
  • Altíssima Temporada: a capital mais numerosa, os universitários mais barulhentos, os gringos mais embriagados, a sujeira mais suja, e uma ótima oportunidade de descobrir como se sente uma sardinha dentro da lata.

O melhor é consultar seu agente de viagens e descobrir como, realmente, estará o seu destino na época escolhida. De repente, viajar na baixa temporada pode ser o melhor momento para conhecer a Cidade Histórica de Porto Seguro, e na altíssima, sua badalação e loucuras da Semana do Saco Cheio.


P.S.: se você for um ricaço reserve aquele iate, ou aquela cobertura com heliponto, e curta em qualquer período do ano, afinal, as temporadas não se aplicam às áreas VIPs!...

Férias: me vê um pacote bem baratinho!?

Pois bem, viajar faz parte da natureza humana, e todos nós sentimos essa necessidade. Porém, quando estamos pensando nossa próxima viagem, muitos são os motivos que podem nos facilitar, ou atrasar a vida. E, o principal deles: é o preço.

Portanto, planejar é a primeira dica para quem quer viajar por um valor, digamos, mais convidativo, e evitar as prestações que o farão trabalhar três vezes mais quando voltar das férias. Afinal, se você não tiver nenhum parente morando naquela ilha paradisíaca, o negócio é pesquisar.

É possível viajar sem decretar falência, então:

  • Evite o impulso: não compre na primeira agência, elas trabalham o preço final a partir do valor repassado pelas operadoras turísticas, portanto, eles podem variar;
  • Informe-se: busque informações de quando os preços baixam, as temporadas, bem como os eventos que acontecem nas cidades turísticas, podem elevá-los, é a lei da oferta e procura;
  • Escolha bem o pacote: observe, principalmente, o que não está incluso nele, afinal, um pacote que não inclui as entradas, ou refeições, pode sair mais caro do que se imaginava;
  • Barganhe: no balcão da agência ainda é possível conseguir um bom desconto, além de facilidades extras, como uma caroninha até o aeroporto, quem sabe.

Por fim, consulte um agente de viagem de sua confiança. Preços baixos nem sempre são sinônimos de qualidade nos serviços contratados. Cuidado, são as suas férias que estão em jogo.